Degeneração

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Degeneração

Mensagem por Mestre do Jogo em Qui 29 Jul - 0:16

Degeneração


Vamos encarar os fatos: A despeito de todos os esforços contrários, um vampiro sucumbirá à decadência moral mais cedo ou mais tarde no decorrer de sua existência. Querendo ou não (é dificílimo manter a ética durante um frenesi), um vampiro às vezes comete atrocidades e se arrisca a perder sua Humanidade para a Besta. Se o personagem
sentir remorsos por seus atos, ele saberá que sua Humanidade continua intacta. Entretanto, se ele cometer um ato hediondo e ignorá-lo sem a menor preocupação, isso significa que sua Humanidade está se esvaindo.

Um dos temas mais importantes de Vampiro: A Máscara é a luta dos Membros para conservarem suas almas e escaparem às garras da Besta. Por isso, é de extrema importância usar a moralidade e a Humanidade de maneira dramática e consistente. Se o Mestre do Jogo permitir que os jogadores escapem impunemente dos assassinatos que cometeram, a história ficará comprometida, uma vez que se perderá uma das tragédias mais significativas da existência vampírica.

Por outro lado, se o Mestre do Jogo for muito rigoroso na aplicação das regras de Humanidade, no final da primeira sessão de jogo todos os personagens terão se tornado sanguessugas maníacos e vorazes.

Manter o controle sobre a perda de Humanidade é uma tarefa difícil, mas o sistema de Degeneração foi elaborado para auxiliaresse trabalho.

O sistema é bastante simples: Toda vez que um personagem desempenhar uma ação que o Mestre do Jogo considere questionável, o personagem pode sofrer uma degeneração - uma perda permanente de Humanidade. Se existe a possibilidade de degeneração, o jogador cujo personagem comete o ato deveria fazer um teste de Consciência. A dificuldade é 8 - atos repreensíveis são difíceis de se justificar - embora o Mestre do Jogo possa modificá-la. Não é permitido gastar Força de Vontade para obter um sucesso automático neste teste - nem todo o ego do mundo será capaz de proteger o personagem da culpa.

Se o jogador que estiver jogando os dados conseguir obter pelo menos um único sucesso, seu personagem não perderá o ponto de Humanidade - ele sente bastante remorso ou consegue justificar o seu ato de alguma maneira. Se ele fracassar no teste, o personagem perde um ponto de Humanidade. Se sofrer uma falha crítica, o personagem perde um ponto de Humanidade e um de Consciência, e ainda passa a sofrer de uma Perturbação, que será escolhida pelo Mestre do Jogo (que deverá fazer uma opção apropriada ao caso).

Obviamente, a moralidade não é algo que um vampiro possa se dar ao luxo de tratar levianamente. Lembre-se que um vampiro cuja Humanidade caia a zero deixa de ser um personagem de jogador. (Para sermos completamente honestos, nenhum Membro com valor baixo de Humanidade é adequado par a ser representado por um jogador, mas, por outro lado, esses vampiros podem constituir-se em figuras deliciosamente trágicas em comparação com seus parentes mais nobres.)

USANDO A HIERARQUIA DE PECADOS

Os testes de Degeneração podem parecer arbitrários ou mal definidos. Até certo ponto, eles são, mas isso é intencional. Mais do que isso, os testes de degeneração são muito mais subjetivos do que aleatórios. O Mestre do Jogo tem carta branca para monitorar a moralidade dos personagens que fazem parte do jogo. É uma enorme responsabilidade para o Mestre do Jogo, mas é também a principal ferramenta que proporciona uma boa parte do horror e da tragédia, à medida que os personagens caem gradualmente num estado de total monstruosidade, embora lutem desesperadamente contra isso.

Para conferir um sentido de ordem aos testes de degeneração, consulte a tabela de Hierarquia de Pecados. (Observação: Outras Trilhas também usam a Hierarquia de Pecados, embora as suas idéias sobre "pecado" sejam diferentes).

Sempre que um personagem cometer um ato questionável, verifique como aquela ação se relaciona com a hierarquia. Se a ação se enquadrar no próprio nível de Humanidade do personagem ou abaixo dele, um teste será obrigatório - quanto mais um personagem
cai na escala de Humanidade, mais insensível ele se torna e os pecadilhos não o incomodam mais. O uso do termo violação na tabela de hierarquia é deliberadamente vago, para ajudar o Mestre do Jogo. Uma violação pode ser qualquer ato questionável e é usada para evitar que se altere a escala devido a qualquer transgressão simples. Pode-se considerar como violações os assassinatos, os atos que causam ferimentos, estupro (afinal, é isso o que significa tirar o sangue à força) e qualquer outra vilania que o Mestre do Jogo considere errada.

Parece difícil escorregar para os níveis inferiores da escala, mas não se esqueça que quanto mais a Humanidade se esvai, mais forte a Besta fica. Mais cedo ou mais tarde, os personagens acabarão cometendo perversidades de que se julgavam incapazes. O Mestre do Jogo tem toda a liberdade para decretar que os personagens com níveis baixos de Humanidade (4 ou menos) às vezes agem obedecendo a impulsos e necessidades aos quais só poderão resistir se forem bem sucedidos num teste de Consciência, ou se gastarem pontos de Força de Vontade. Este é o dilema crucial de Vampiro: A Máscara - a que distância o personagem é capaz de contornar a Besta antes que ela o arraste para a danação total?


HIERARQUIA DE PECADOS — HUMANIDADE

Humanidade --Orientação Moral

10 -------------- Pensamentos egoístas
9 ---------------- Pequenos atos de egoísmo
8 ---------------- Ferimento infligido a outros (acidental ou não)
7 ---------------- Furto e roubo
6 ---------------- Violação acidental (beber de uma fonte até secá-la por estar faminto)
5 ---------------- Dano intencional à propriedade
4 --------------- Violação devido a descontrole emocional (assassinato, matar uma fonte durante um frenesi)
3 --------------- Violação premeditada (assassinato deliberado, deliciar-se em deixar a vítima exangue)
2 -------------- Violação negligente (matar sem pensar, alimentar-se além da saciedade)
1 -------------- Os atos mais hediondos e perversos

_________________
Bem-vindos aos Jogos!!!
avatar
Mestre do Jogo
Administrador

Masculino
Câncer Macaco
Número de Mensagens : 1051
Data de nascimento : 28/06/1980
Idade : 37
Localização : À procura de jogadores
Emprego/lazer : Mestre de Jogos
Humor : O melhor possível
Data de inscrição : 13/12/2008

RPG
Geração: Antediluviano Antediluviano
Clã: Administradores Administradores

Ver perfil do usuário http://vampiro.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum